15 de janeiro de 2012

PREGAÇÃO #13

RESTAURANDO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS

"Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR,
Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.”
2 CRÔNICAS 29:10

Texto base:  
2 CRÔNICAS 29:1-11
NO INÍCIO DO SEU REINADO, EZEQUIAS MANDA ABRIR O TEMPLO

Ezequias ficou conhecido como o rei que promoveu a reforma espiritual.

Lendo o capítulo 28 deste livro, vemos que o pai de Ezequias foi para ele um péssimo exemplo. Ezequias tinha tudo para dar errado. O versículo 23 deste capítulo nos mostra que Acaz levou todo o povo a pecar contra Deus.

Ezequias além do mau exemplo de seu pai, também herdou um reino enfraquecido. O reino estava politicamente sem prestígio. Leia 2 CRÔNICAS 26:16 e 20.

Quando Acaz morre, ele não foi achado digno de ser sepultado entre os reis – sua popularidade estava em baixa.

Diante deste quadro, Ezequias tinha apenas duas opções:
1ª. Deixar tudo como estava, ou
2ª. Fazer algo diferente – sonhar com uma reforma.

Ezequias tomou a melhor decisão, a decisão de fazer uma reforma, restaurar o relacionamento seu e de seu povo com o Pai. Vamos conhecer as atitudes que  Ezequias tomou e que todo cristão precisa tomar para restaurar seu relacionamento com Deus:

1ª. ATITUDE:
Tomar a decisão urgente de restaurar o nosso relacionamento com Deus.
“No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou. Trouxe os sacerdotes e os levitas, ajuntou-os na praça oriental e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia.” - 2 CRÔNICAS 29:3-5.

No primeiro ano, no primeiro mês – a primeira atitude e a primeira decisão de Ezequias foi de restaurar os utensílios, a Casa do SENHOR e o culto a Deus.

Precisamos restaurar a vida devocional, o culto doméstico e a nossa vida com Deus!

Uma boa atitude no início do ano é fazer um planejamento e se dispor a ler a Bíblia inteira durante um ano.

2ª. ATITUDE:
Ser específico ao confessar nossos pecados ao SENHOR.
“e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o SENHOR, nosso Deus, e o deixaram; desviaram o seu rosto do tabernáculo do SENHOR e lhe voltaram as costas. Também fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, não queimaram incenso, nem ofereceram holocaustos nos santuários ao Deus de Israel.” – 2 CRÔNICAS 29:5-7.
Precisamos lembrar que a casa do SENHOR não é o templo, mas é cada um de nós. Devemos nos santificar a nós mesmos e buscarmos o perdão de nossos pecados. Confessá-los um a um perante Deus nomeando-os devidamente.

Apagar as lâmpadas é apagar o Espírito de Deus em nós – e isto não pode acontecer na vida do cristão.

Não podemos insistir em nossos erros e pecados. No versículo 7 vemos que deixaram de queimar incenso, isto significa que a vida de oração foi negligenciada.

A falta de holocaustos ao SENHOR mostra que não havia mais a atitude de arrependimento do povo. Se vivermos e não nos entristecermos com o pecado significa que temos prazer nele e somos desobedientes a Deus.

Quando oramos a DEUS devemos nomear todos os nossos pecados a Ele, somente assim demonstraremos arrependimento genuíno e que não temos prazer em pecar, apesar de sermos pecadores.

3ª. ATITUDE:
Fazer uma aliança com Deus.
"Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” - 2 CRÔNICAS 29:10.

Para experimentar a restauração de Deus, precisamos fazer uma aliança, um compromisso com Deus - (SALMO 126).

Não existe restauração ou felicidade fora de Deus: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” JOÃO 10:10.

Faça uma aliança com Deus ainda hoje. Lembre-se da finalidade dos membros da igreja:
1ª. Sustentar a igreja com o seu testemunho de fé.
2ª. Sustentar a igreja com oração.
3ª. Sustentar a igreja com seus dízimos e ofertas.

4ª. ATITUDE:
Esteja pronto(a) para servir.
“Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso.” – 2 CRÔNICAS 29:11.

O Senhor nos escolheu para servir. Jesus não quer observadores, mas seguidores. Existe uma estimativa nas igrejas de que 20% dos membros trabalham e os outros 80% são expectadores. Porém durante o ministério de Jesus não vemos nenhum exemplo de alguém que foi mero expectador dos ensinos do mestre.

Somos escolhidos para estar diante de Deus e ser um vaso em suas mãos. E precisamos lembrar que o IDE de JESUS foi dado para TODOS os seus seguidores:
  
"E disse-lhes [JESUS]:
 Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
MARCOS 16:15

Portanto, tome estas atitudes em sua vida e seja um(a) grande e fiel servo(a) do Mestre Jesus!

A paz e ricas bençãos do Senhor!

Missionária: Kátia Tribiolli
FONTE(S):
Pregação do: Pastor LUCAS MAGALHÃES
na IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil,
em Fronteira – MG, no dia 08/01/2012.
Anotado, revisado e editado aqui por mim: Kátia Tribiolli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls